Após críticas de entidades, Unifal se posiciona sobre relação com Viridis
Universidade aponta que relação é apenas sobre cessão onerosa de área

A Universidade Federal de Alfenas (Unifal) emitiu um comunicado oficial para esclarecer à comunidade sobre a proposta da empresa Viridis Mining & Minerals para a instalação de um Centro de Pesquisa e Processa-mento de Terras Raras (TR) em seu campus de Poços de Caldas.
O comunicado surge após críticas de entidades por conta da parceria entre a universidade e a mineradora, por conta dos possíveis impactos ambientais que a exploração de terras raras poderão gerar em Poços de CaldasA iniciativa, que envolve a cessão onerosa de espaço, segue o Edital de Chamamento Público nº 1/2025.
Transparência e normativas
A Unifal enfatiza que a cessão do espaço físico está em conformidade com a Resolução nº 98/2024 do Conselho Universitário, que regulamenta a cessão onerosa de áreas para polos tecnológicos nos campi da universidade.
O Edital de Chamamento Público nº 001/2025 foi homologado pelo Conselho Universitário em 15 de janeiro de 2025, conforme Resolução nº 1/2025, e publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 21 de janeiro de 2025, com retificação em 8 de maio de 2025.
Processo seletivo e suspensão temporária
A universidade ressalta que o edital possui fluxo contínuo, permitindo que outras empresas, públicas ou privadas, submetam propostas.
Além da área pleiteada pela Viridis, o campus de Poços de Caldas oferece outras três áreas de aproximadamente 2.000 m² cada para o Polo Tecnológico.
Uma Comissão de Seleção, instituída pela Portaria nº 223 de 6 de fevereiro de 2025 e composta por servidores do campus, foi responsável pela avaliação das propostas.
A Viridisparticipou do edital e teve sua proposta aprovada pela comissão em 4 de abril de 2025. No entanto, a homologação do resultado e o recebimento de novas inscrições foram suspensos temporariamente pela Unifal.
A medida foi tomada em virtude de uma solicitação de o aos trâ-mites do edital pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Natureza da parceria
A Unifal esclarece que o evento ocorrido em 16 de maio no campus de Poços foi uma apresentação da Viridis e seus parceiros, incluindo CIT Senai de Belo Horizonte, Invest Minas do Governo de Minas, Prefeitura e Ionic Rare Earths.
A universidade reafirma que a parceria em análise com a Viridis se restringe à criação do TR, ou seja, à implantação de um Centro de Pesquisa de Terras Raras, e não envolve a extração de minérios ou outras ações relacionadas.
Qual é a sua reação?






