Ordem do Dia 24/05/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Um dia depois da proibição de alunos estrangeiros estudarem na Universidade Harvard, a Justiça dos EUA revogou a ordem de Trump. Simples assim.
O embate entre Trump e Harvard é difícil de explicar. E mais difícil de entender. Já que parece uma questão que não favorece ninguém.
Seja qual for o resultado, favorável a Trump ou à Universidade, perdem todos. Principalmente os EUA.
Harvard é mais antiga que o país que a abriga, bilionária, privada, considerada a melhor escola do mundo e multi premiada, especialmente com o prêmio Nobel. Seriam 161 no total, dezenas deles ganhos por estrangeiros, abrigados nessa Universidade.
O Brasil nunca recebeu nenhum prêmio Nobel. Mas tem Xandão, também alvo do governo Trump. Querem impor sanções a Xandão. O que Trump ganha com isso? Ou os EUA? Salvo mais uma fofoca?
O que teria o ministro em comum com Harvard, para merecer ser alvo do governo Trump? Em ambos os casos, ninguém ganha nada com o resultado.
Exceto a ignorância e a turma do Bolsonaro. E o que haveria em comum entre a ignorância e a turma do Bolsonaro? Talvez a cadeia. Destino de muitos ignorantes e da turma golpista.
O mesmo para as trapalhadas econômicas do governo Lula. Ignorância no presente e cadeia no ado.
Novamente vemos o governo Lula metendo os pés pelas mãos, com a conta de luz e com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
O mundo parece carente de muitas coisas. Inclusive de cabelos na careca no Xandão. Menos de burrice. Está sobrando.
Pelo visto, nesse ritmo, vai faltar cadeia. Quanto ao bom-senso, nem me falem...
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito istrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: [email protected]
Qual é a sua reação?






