Machado divulga programação da Festa de São Benedito
Celebração, agora oficialmente de relevante interesse cultural de Minas Gerais, promete 12 dias de fé, tradição e intensa movimentação cultural e econômica

Machado (MG) - Machado se prepara para receber a 109ª edição da tradicional Festa de São Benedito, um dos eventos mais importantes da região.
A programação oficial foi divulgada pela Prefeitura de Machado e acontecerá entre os dias 15 e 26 de agosto.
O prefeito Maycon Willian da Silva assinou o Decreto nº 9.468/2025, que regulamenta a realização da festividade.
A edição deste ano ganha um status ainda mais especial: o governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, sancionou a Lei Estadual nº 25.183/2025, que reconhece a celebração como de relevante interesse cultural do Estado de Minas Gerais.
Isso reforça a importância da festa, que já é Patrimônio Cultural Imaterial de Machado desde 2012, e cujas Congadas foram reconhecidas como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais em 2024.
“Diante da dimensão que a Festa de São Benedito e as Congadas conquistaram no cenário cultural, nossa expectativa é realizar uma edição memorável, reforçando nossas raízes, nossa fé e nossa cultura”, afirmou João Alexandre Moura, presidente da Comissão Organizadora e secretário municipal de Cultura e Turismo.
A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas circulem diariamente pelos 12 dias de festa, o que deve impulsionar não apenas as tradições culturais e religiosas, mas também a economia local, o comércio e o turismo, especialmente por coincidir com o encerramento da safra cafeeira.
Com o tema "Minha fé, meus ancestrais!", a 109ª Festa de São Benedito promete uma programação diversificada:
Programação Religiosa:
•De 15 a 23 de agosto: Novena diária, com Terço Mariano às 18h e Santa Missa às 18h30 (celebrada por padres convidados).
•Dia 24 de agosto: Santa Missa às 16h na Igreja Matriz, seguida de procissão até a Capela de São Benedito, com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.
Programação Cultural e Festiva
•Dia 15: Alvorada às 4h.
•Dia 16: Roda de Congo às 14h, Abertura da Tenda do Congo às 20h, Comemoração do Jubileu de Prata do Terno de Demonstração da Associação dos Congadeiros de Machado e Apresentação da Embaixada às 22h.
•Dia 17: Subida do Mastro e da Bandeira de São Benedito.
•Dia 21: Concurso de Desenho e Poesia (Associação dos Congadeiros).
•Dia 23: Procissão das Congadas Mirins às 8h, Samba do Encontro das 12h às 18h (Tenda do Congo) e Apresentação do Boi das Oliveiras e da Mulinha às 20h (Praça de São Benedito).
•Dia 24: Apresentação das Congadas às 10h e Retirada do Caiapó da mata às 15h (em frente à Escola Estadual Iracerna Rodrigues).
•Dia 25: Reinado, com saída da Igreja Matriz até a Capela de São Benedito às 16h.
•Dia 26: Dia do Congo, com a Descida do Mastro e da Bandeira de São Benedito às 18h.
A celebração conta com a participação de Festeiros e da Corte do Reinado, além de uma Comissão Organizadora composta por representantes da Prefeitura de Machado, da Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio, e da Associação dos Congadeiros de Machado.
Qual é a sua reação?






